09/03/2009

EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER: CONHEÇA DONA ISABEL.

A Dona Isabel, como é carinhosamente conhecida, é uma senhora de quaze 105 anos de idade (aniversaria em maio) que mora em uma casa simples numa das principais avenidas de Boqueirão do Piauí. Aliás, até pouco tempo a casa de dona Isabel ainda era de paredes de barro e coberta de palha, o que representava um risco para sua integridade física.

Dona Isabel tem grande sabedoria popular, entre elas a de ser “rezadeira”, que segundo a crença alivia os incômodos de algumas enfermidades. Ela recebe as pessoas em sua casa com muita alegria e conversa com uma lucidez espantosa para sua idade.

Imagina você quantos acontecimentos e transformações ocorreram no mundo desde quando Dona Isabel nasceu. Só para citar algumas: Primeira e Segunda Guerra Mundial; o surgimento e decadência do Estado Novo no Brasil; a mulher ganhou o direito de votar no Brasil; o Brasil deixou de ser um país rural para ser um país urbano; início e fim da Ditadura Militar no Brasil; o grande avanço da tecnologia com o surgimento e disseminação da internet e muitos outros. Com certeza Dona Isabel talvez nem entenda sobre esses acontecimentos, mas teve sua vida influenciada por eles, mesmo que indiretamente.

Resolvi escrever sobre Dona Isabel para homenagear todas as mulheres pelas conquistas e pela força de espírito que emanam dos seus corações. Parabéns mulheres do Brasil.