GEOGRAFIA DO ESPAÇO BOQUEIRÃOENSE

01/09/2010

Resolvi fazer um levantamento sobre os aspectos gerais do município que foram adiquiridos através de pesquisas em documentos oficiais e através de entrevistas com pessoas mais idosas do município. O resultado foi este:

ASPECTOS GEOGRÁFICOS
O município foi criado pela Lei nº 4.680 de 26/01/1994 e passou a se chamar Boqueirão do Piauí. A população total é de 6.325 habitantes (IBGE 2007).
___________
O município está localizado na microrregião de Campo Maior, compreendendo uma área irregular de 281 km2 com uma densidade demográfica de 22,50 hab/km2, tendo como limites ao norte os municípios de Boa Hora e Capitão de Campos, ao sul Cocal de Telha e Nossa Senhora de Nazaré, a leste Capitão de Campos e Cocal de Telha, e a oeste Nossa Senhora de Nazaré, Cabeceira do Piauí e Boa Hora.
__________
A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 04°29’13” de latitude sul e 42°04’26” de longitude oeste e dista cerca de 130 km de Teresina. O principal acesso à cidade é feita pela PI 331 que liga a BR 343 e encontra-se totalmente asfaltada num percurso de 21 km.
__________
O clima é o tropical semi-úmido que apresentam médias de temperaturas anuais com mínimas de 25 °C e máximas de 35 °C. A precipitação pluviométrica média anual é definida no Regime Equatorial Marítimo, sendo que os meses de fevereiro, março e abril correspondem ao trimestre mais úmido da região.
__________
A vegetação apresenta transições vegetais caatinga/cerrado caducifólio (folhas perenes), floresta ciliar de carnaúba e caatinga de várzea. Os cocais de babaçu se destaca na paisagem de todo o município correspondendo à mata ciliar dos solos úmidos dos brejos e riachos existentes na região.
__________
Em 2000 o município apresentava um IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,566, considerado médio. A emigração é outro fator importante da população de Boqueirão do Piauí, principalmente, a população masculina na faixa etária dos 18 aos 40 anos, motivado pela busca de empregos nos grandes centros urbanos do Brasil.
__________
Na hidrografia do município se destaca curso do Rio Longá que fica à 3km da cidade que recebe, ainda no município, águas de vários afluentes e sub-afluentes como o Rio Titata, Riacho Fundo, Riacho dos Macacos e diversos brejos. O Rio Longa nasce no município de Alto Longa e desemboca no Rio Parnaíba no município de Buriti dos Lopes.
___________
A sede do município tem altitude de 123 metros acima do nível do mar. As feições geomorfológicas da região compreendem superfície aplainada com presença de áreas deprimidas, que formam lagoas temporárias; superfícies tabulares, relevo plano com partes suavemente onduladas e altitudes variando de 150 a 300 metros. Geologicamente, a área do município pertence à região de coberturas sedimentares.
__________
ASPECTOS ECONÔMICOS
A administração pública possui o maior peso na economia municipal.
___________
A agricultura é baseada na produção sazonal de feijão, arroz, mandioca e milho. Atualmente também tem se expandido às áreas de plantação de caju que pode ganhar espaço importante na produção local nos próximos anos.
___________
A cidade concentra um grande número de profissionais das áreas de construção civil e de montagem industrial que trabalham nos grandes centros urbanos do país e que também injeta recursos importantes na economia local.
___________
As atividades extrativistas também são praticadas, porém com pouca representatividade, entre as quais destacam-se a produção do azeite de babaçu, o azeite de pequi e palha da carnaúba.
__________
ASPECTOS HISTÓRICOS
Os primeiros habitantes começaram a chegar na década de 1950. O que existia no lugar, onde hoje é o centro da cidade, era uma densa vegetação de transição, com arvores típica do cerrado, caatinga e de cocais. A população passou então a chamar o lugar de boqueirão, devido ao efeito visual causado pelo contraste dos diferentes tipos de vegetação naquele local.
___________
Ali já existia um cemitério – que não se sabe ao certo quando começou – o “cemitério do boqueirão”. Algumas pessoas vinham de longe para rezar a novena das almas, que atraia uma multidão no dia de finados. Entre essas pessoas estavam o Padre Mateus e Agostinho Barbosa que foram os fundadores da comunidade “Conceição do Boqueirão”, assim chamada nos primeiros anos.
___________
Com a construção de uma Capela, para as celebrações das missas, começaram a chegar os primeiros habitantes do lugar. A criação do município se deu com a Lei nº 4.680 de 26/01/1994 quando passou a se chamar Boqueirão do Piauí.
__________
ASPECTOS CULTURAIS
A cultura popular do município é baseada na típica rotina do interior nordestino.
___________
Na culinária podemos citar o surubim com leite de coco, como um ótimo prato, e o beiju de coco. Na época da Semana Santa a população tem a tradição de preparar como prato principal a “torta” junto com um feijão carregado de misturas e temperos.
___________
O beneficiamento da mandioca, nas casas de farinhas, é outro aspecto importante da cultura local, onde as famílias se juntam em regime de colaboração e confraternização para a realização da farinhada.
__________
Nas festividades do município se destacam a realização de novenas e festejos nas comunidades e na sede; a dança de São Gonçalo; a dança do boi de reizado; as vaquejadas; encontros de candomblé. Além disso, existem como principais períodos de festividade a semana santa, festa do trabalhador, festejo da padroeira (início de maio), festas juninas, semana cultural (em novembro) e festas de fim de ano.
______________
BIBLIOGRAFIA
Prof. Júnior Balduino (formado em Geografia-UESPI/2003) - www.cprm.gov.br/rehi/atlas/piaui/mapas/033 - www.ibge.gov.br - Fundação Cepro/1973 - Projeto Radam/1973.

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você