28/10/2010

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: ESCOLA DE SOLDA TREINA PROFISSIONAIS

Foi instalada em Boqueirão do Piauí uma escola de treinamento profissionalizante, por iniciativa do João Porca, profissional respeitado na área de solda industrial. A escola denomina-se Escolinha de Solda João Porca que já está na sua décima segunda turma em formação.

Hoje a escola atende vinte alunos, todos dentro dos padrões EPI, ou seja, usam equipamentos de proteção individual. Dois cursos são oferecidos, o de soldador tig e soldador eletrodo que, nas firmas, tem um salário inicial em torno de dois mil e duzentos reais.

Para quem já exerce a profissão de soldador e deseja se aperfeiçoar, a escola disponibiliza uma sala de treinamento especialmente para este fim.


O que vem chamando a atenção é a procura das mulheres em se profissionalizar em solda industrial. Na escolinha do João Porca já foram formadas quatorze mulheres. Maricélia, uma das alunas que veio de Nossa Senhora de Nazaré, relatou que sempre quis ser uma profissional dessa área, mas foi influenciada também por amigos que já exerce a profissão.

A maioria dos alunos que procuram a escolinha ainda não concluíram o Ensino Médio. A profissão permite promoção para níveis superiores, mas para isso é necessário, além do Ensino Médio completo, ter experiência na área e fazer um curso de qualificação para uma das várias modalidades como: Inspetor LP, Inspetor N1, Inspetor N2. Com essa qualificação o salário é muito maior ao do início da profissão.

Conversei com o proprietário, João Porca, que falou que pretende formar duas turmas nesse período. Ele disse ainda que o diferencial agora é que os alunos recebem no final do curso um certificado validado por um inspetor de solda formado e credenciado.

Os alunos formados na escolinha de solda João Porca são encaminhados para exercer a profissão na área de montagem industrial em várias empresas espalhadas pelo Brasil. Segundo João Porca, a necessidade de profissionais nessa área está ascendente devido ao crescimento do país, inclusive com vários postos de empregos no Nordeste.

Os empregos são principalmente em empresas que montam tubulações, caldeiras entre outros serviços de indústrias de celulose, petroquímica, fábricas de alimentos, etc.